Escolha uma Página

Ao iniciar o projeto de um estabelecimento gastronômico, é comum que os proprietários deem mais atenção às áreas principais, como o salão ou o bar. Mas para um bom projeto arquitetônico, é preciso pensar em como o estabelecimento irá funcionar, ou seja, como ele irá operar no dia a dia e quais as necessidades que o espaço demanda nas áreas técnicas.

1. COZINHA

A cozinha deve ser considerada o ambiente mais importante do seu restaurante, é o coração do estabelecimento. O tamanho da cozinha pode influenciar significativamente no seu cardápio, pois uma cozinha muito pequena não possibilita a execução de vários pratos ao mesmo tempo, isso diminui a variedade de pratos que você poderá oferecer aos seus clientes. É importante lembrar também que o tipo de alimentação que será servida irá definir os equipamentos necessários, e essa informação é primordial na hora de definir o layout da cozinha e o próprio cardápio.

2. BANHEIROS

Os banheiros devem ser projetados em concordância com o tamanho do restaurante, sendo suficiente para atender inclusive as pessoas com necessidades especiais. O design do restaurante deve se estender aos lavabos, de forma que exista uma unidade no tipo de decoração em todos os espaços.

3. SALÃO DE MESAS

O layout deste ambiente é muito importante não somente para os clientes como para os funcionários. Essa área está atrelada diretamente a experiência do consumidor e por isso deve ser agradável e confortável, mas também está atrelada ao trabalho da sua equipe. O espaço entre as mesas deve ser adequado para que todos possam circular com tranquilidade e segurança, mantendo também certa privacidade entre os usuários.

4. ENTRADA E ÁREA DE ESPERA

O exterior e a entrada do estabelecimento não devem ser esquecidos, este é o primeiro contato que o cliente terá com o espaço. É importante cuidar destes espaços para que sejam sempre convidativos. A área de espera também deve fornecer um certo conforto para os consumidores, assim seus clientes não irão desistir e buscar outro restaurante caso encontrem o local muito cheio com fila de espera.

5. ESPAÇOS AO AR LIVRE

Se o seu estabelecimento permite locais para refeição ao ar livre, lembre-se de aplicar a temática do restaurante a essa área também. Dê uma atenção especial para a iluminação, paisagismo, sombreamento e proteção da chuva e sol.

Para um bom projeto de restaurante, é preciso analisar quais serão os fluxos de pessoas – clientes e funcionários, além do fluxo de produtos. O design e a ambiência do restaurante são muito importantes para o negócio, mas a funcionalidade deve ser priorizada para que o atendimento e a rotina tenham eficiência e qualidade.

× Como posso te ajudar?