Escolha uma Página

Ao pensar em reformar ou construir um imóvel, sempre surge a seguinte dúvida: “Quanto eu vou gastar com o projeto de arquitetura?” Existem diversos fatores que influenciam o valor final do projeto, como por exemplo: o tamanho da obra, sua localização, o tipo de obra (construção ou reforma), os serviços a serem executados pelo profissional, entre outros. Em caso de estabelecimentos gastronômicos, essa é uma questão de grande importância, considerando os gastos com os equipamentos da cozinha industrial e a necessidade de executar uma obra rápida, para que o estabelecimento seja inaugurado o quanto antes em condições perfeitas de operação.

Como é calculado o valor do projeto?

Muitos profissionais calculam o valor do projeto adotando um valor fixo por metro quadrado, outros utilizam uma porcentagem do valor total da obra.

A porcentagem sobre o custo da obra é o método mais utilizado no Brasil, e ela varia de acordo com o tipo da obra, que pode ser categorizada como de nível baixo, médio, normal, de luxo ou alto. Os tipos de obra são definidos principalmente pelos materiais que serão utilizados, desde a estrutura até o acabamento.

Também é possível negociar com o arquiteto um preço fixo pelos serviços prestados, que ambos considerem justo. Mas caso o cliente precise de mais serviços do que havia contratado no início, deverá pagar um valor adicional.

O custo do arquiteto pode ser estimado utilizando a Tabela de Honorários desenvolvida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), mas profissionais com maior valorização e experiência no mercado podem cobrar mais caro pelo projeto.

quanto custa um projeto de restaurante

É muito difícil estabelecer um valor médio para projetos arquitetônicos, considerando todas as variantes que influenciam no custo final do projeto de restaurante. É sempre importante conversar com um arquiteto para entender qual o cenário da obra e as necessidades do cliente, para chegar em um valor justo para o serviço que será prestado e que condiz com o investimento que o cliente quer fazer.

× Como posso te ajudar?