Como montar um restaurante de sucesso? Diversos empreendedores têm como sonho abrir um estabelecimento gastronômico, já que a área é bastante movimentada na economia, movendo cerca de 73 bilhões de reais por ano.

Esse é um mercado concorrido na cidade de São Paulo, já que de acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) existe cerca de 12,5 mil restaurantes de diversas áreas gastronômicas, e cerca de 35% fecham em menos de um ano de funcionamento.

Para abrir um restaurante é necessário ter foco e convicção, estar preparado para aquilo, é preciso ter conhecimento do mercado e suas exigências, além de saber como gerenciar um estabelecimento gastronômico.

O primeiro passo é se prevenir para todos os custos, incluindo os impostos e gastos com as despesas. É preciso saber administrar seu negócio, se atentando aos lucros e perdas, e enxergar a oportunidade crescer mesmos nos momentos de dificuldade.

Como montar um restaurante de sucesso?

Para te ajudar nessa caminhada em busca ao sucesso de seu restaurante, separamos algumas 7 dicas que podem fazer a diferença na hora de alcançar seu objetivo, acompanhe!

1. Atente-se as regras

No setor gastronômico existe um grande volume de burocracias e carga tributária, tais como lei anti-fumo, lei seca, e até lei do silencio, sendo assim, é importante ter conhecimento de cada um deles para segui-los corretamente.

Também há uma série de leis sanitárias, que são dependentes de cada município, então busque se informar para que seu restaurante não seja multado, ou até fechado no futuro.

Não abra um negócio já pensando em como burlar as regras, apenas se informe a respeito e siga as mesmas, assim seu negócio não correrá riscos, nem seus clientes.

2. Conheça sua clientela 

Na hora de escolher a localização de seu restaurante, é importante que conheça o movimento do lugar, os estabelecimentos ao redor, entender como é o comportamento das pessoas que ali frequentam.

Ter conhecimento do seu ponto comercial é importante para se definir o público-alvo, assim definindo os melhores serviços e os preços a serem oferecidos ali.

Também é possível conhecer melhor quem serão seus concorrentes, se informando sobre seus restaurantes e assim podendo oferecer algo que te diferencie dos demais, facilitando na hora de chamar a atenção de seus clientes.

 

3. Ambiente

Nem sempre um ambiente mais luxuoso, ou mais simplista, é o mais atrativo para seus clientes. 

Busque uma harmonia entre os elementos, procurando tornar o espaço o mais confortável possível, um ambiente onde ele sinta prazer em entrar e sentar para desfrutar de uma boa refeição.

4. Cardápio

Na elaboração do cardápio procure se atentar ao tipo de clientes que frequentarão seu restaurante, criando um cardápio com valores confortáveis para sua clientela, e que sejam rentáveis tanto para seu negócio.

Leve pratos diferenciados, novas combinações, mas sempre mantendo um equilíbrio para agradar os mais variáveis paladares.

5. Cuidado com o estoque

É preciso ter contato com diversos fornecedores, buscando economizar na compra dos ingredientes, sem deixar a qualidade do produto de lado. Não se prenda a apenas um fornecedor, transite entre eles, procure pelo melhor preço e negocie.

Tenha cuidado com a data de validade de seus produtos, caso estejam próximos a data de vencimento, compre em menor quantidade para não sair no prejuízo. 

Faça sempre o controle do estoque, nunca deixando que falte produtos, caso contrario o cliente pode ficar insatisfeito por não consumir o que deseja, e isso causará uma má impressão sobre o restaurante.

Além do fato que comprar quantidades menores acaba saindo mais caro do que no atacado, então se programe para fazer suas compras de uma só vez.

6. Atendimento

Não só de cozinheiros são feitos os restaurantes, muitas vezes no momento da contratação o foco principal é o chefe da cozinha, e os outros funcionários podem acabar não recebendo a mesma importância. Para que os clientes se sintam bem recepcionados, é necessário a presença de bons atendentes, e para isso é necessário um bom treinamento.

A satisfação do cliente é essencial, além da qualidade dos pratos e do ambiente, será levado em consideração a forma como foi tratado no estabelecimento, assim julgando o local. Quanto mais satisfeitos seus clientes estiverem, mais vezes irão retornar ao restaurante, além de indicar para outras pessoas, assim aumentando sua clientela.

Invista em um bom treinamento para seus funcionários, focando no atendimento especifico para cada tipo de pessoa, assim garantindo assim que seu estabelecimento se torne um lugar agradável, com boas pessoas trabalhando ali, e clientes satisfeitos com seu atendimento.

7. Divulgue

Promover seu restaurante é essencial para se alcançar o sucesso. Faça uma boa divulgação de seu estabelecimento nas redes sociais, e através de panfletos distribuídos em locais próximos, assim impulsionando seu negócio.

Fazer promoções, sorteios, ou até mesmo um cartão fidelidade é uma boa forma de se aproximar de seus clientes, fidelizando os que ali já frequentam, e atraindo novos frequentadores para seu restaurante.

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