A pandemia está sendo um período de ênfase nos Parklets, uma vez que uma das suas principais características do parklet é doar uma área externa de qualidade para clientes e pessoas que transitam próximo aos estabelecimentos que investem no mesmo. Além disso, estabelecimentos que possuem áreas externas estão sendo os primeiros a abrir e os que mais chamam a atenção das pessoas por gerarem um sentimento maior de segurança. 

O que são Parklets?

Para quem ainda está um pouco perdido, Parklets são mobiliários urbanos instalados em áreas externas de uso público. A ideia surgiu em São Francisco-EUA e hoje os Parklets estão presentes em muitos países. Eles podem substituir uma ou até duas vagas de carros, desde que esta vaga não esteja em uma esquina, ou seja destinada para idosos ou táxis. No Brasil, além dessas regras, os parklets precisam estar a quinze metros de distância da esquina entre uma via e outra e devem ter 50% da sua área total permeável, por isso o paisagismo é tão importante.  

Como funciona a instalação do Parklet?

O investimento não é tão baixo, para instalar um Parklet você precisa contratar uma empresa especializada que passará por todas as fases necessárias: viabilidade, projeto de arquitetura, documentação, aprovação, fabricação e instalação. Como o investimento é privado mas o local é público, o Parklet precisa ser montado com materiais de qualidade para que o investidor não tenha a necessidade de realizar manutenções com tanta frequência, ainda mais por ser em área externa.

Benefícios do Parklet para a cidade

São muitos os benefícios agregados ao Parklet: 

  1. Ele incentiva outros meios de transporte como bicicleta e patinete, e consequentemente ajuda a melhorar a mobilidade urbana.  
  2. O Parklet pode conter acessórios como Wifi, carregadores, placas solares e tomadas.
  3. Acrescenta uma área de qualidade para as pessoas, ligada a natureza e a sustentabilidade pelo paisagismo e materiais utilizados. 
  4. Pode ser utilizado como palco cultural para eventos de um estabelecimento ou apresentações de novos talentos, sem fins lucrativos.
  5. Pode ser utilizado como um espaço de qualidade e com segurança para fila de espera ou espera de Delivery
  6. Pode ser usado como um espaço para fumantes

Além dos benefícios citados, pesquisas de Nova York  provam que o Parklet auxilia no crescimento dos estabelecimentos, aumentando até 14% do faturamento.  

Os Parklets devem ser liberados pela prefeitura e esse é um ponto crucial e ainda em desenvolvimento no Brasil. 

Parklets durante a pandemia 

O uso dos espaços públicos aumentou como consequência do isolamento social e a tendência, de acordo com pesquisas, é que essa ação se acentue pós pandemia. Os hábitos e desejos das pessoas mudam frequentemente com o avanço da tecnologia mas toda a situação causada pelo COVID 19 teve um impacto gigantesco em práticas e rotinas. 

Bares e restaurantes estão entendendo a cada dia a necessidade de uma área externa de qualidade. Em Dallas, devido a crise de demanda gerada pela pandemia, a cidade lançou um programa de implantação de Parklets em pequenos negócios. A ideia é que haja uma rápida liberação por parte da prefeitura e um prazo de uso. Caso o estabelecimento tenha bons resultados com a implementação do Parklet e cumpra as exigências para mantê-los poderá obter a licença permanente. Em Nova York, e outras cidades, estão sendo desenvolvidas estratégias similares para ajudar bares e restaurantes a retomar atividades e crescerem mesmo com todas as questões envolvidas. 

 Você pode procurar uma empresa especializada e entender se é possível instalar Parklet na sua fachada. Depois disso,  realizar o projeto, processos com a prefeitura, montar e instalar. Você pode escolher Parklets Modelos ou personalizar o seu levando em consideração as leis de trânsito e exigências da prefeitura regional. 

× Fale com especialista no WhatsApp