Você está pensando em abrir um restaurante, ou reformar o seu estabelecimento gastronômico, mas não sabe por onde começar?

A etapa mais importante para dar início às obras é o projeto, ele definirá cada detalhe da reforma, assim como um cronograma e orçamento definidos. Se tratando de um projeto comercial, é preciso ter conhecimento das exigências referentes a obra e a segurança do local, para assim se dispor de um ambiente agradável e estável. 

Um projeto bem estruturado faz toda a diferença hora de abrir um estabelecimento, além de servir como um guia para a obra, oferecendo um maior proveito do espaço acessível no local, e diminuindo as chances erros, devido às análises de falhas durante sua elaboração, assim economizando tempo e dinheiro.

Projeto de restaurante: o que é preciso saber antes de começar

projeto de restaurante

O primeiro e mais importante passo é contratar um profissional especializado na área de arquitetura gastronômica. Esse irá conversar com você para entender todas suas necessidades, a ideia e dinâmica do restaurante, assim lhe propondo as melhores estratégias, iniciando o projeto de acordo com suas conveniências e preferências.

É necessário que o projeto seja elaborado por um profissional para se evitar falhas e imprevistos decorrentes a falta de conhecimento na área. Ele se assegurará de executar o projeto de forma segura e adequada, sempre se atentando às normas estabelecidas para esse tipo de obra.

Caso seja necessário, ele irá avaliar o imóvel e auxiliar nas melhorias necessárias a serem realizadas, tendo em mente suas preferências e precisões. 

Ao contratar um especialista terá um projeto e obra feitos com exatidão, recebendo detalhes realistas ainda em seu projeto, lhe dando uma visão clara de como será o resultado final, além de evitar erros e facilitar sua execução, poupando futuros gastos adicionais.

4 Dicas para montar restaurante Self-service ou à la carte

Veja 4 dicas para ter um bom projeto de restaurante, consequentemente tornando-o um ambiente agradável, atraindo mais clientes.

1. Conheça sua planta

Ter total conhecimento da planta de seu estabelecimento pode facilitar na hora de planejar as instalações, assim como a organização do espaço disponível, fazendo a distribuição das mesas pelo salão de forma organizada.

É importante evitar que os móveis fiquem acumulados, e que tenha espaço entre as mesas para a locomoção de clientes e funcionários, evitando acidentes ou inconveniências. 

Também deve-se pensar sobre a localização dos banheiros, buscando separá-los do salão, os deixando em um ambiente mais reservado, assim como a cozinha, para que os sons não sejam ouvidos pelos clientes, assim tornando o espaço mais acolhedor e agradável para se fazer proveito da refeição.

2. Atenção aos alvarás 

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Tenha ciência dos alvarás necessários para o funcionamento de seu restaurante, mantendo-os sempre em dia, cumprindo as normas, e assim preservando a segurança de funcionários e clientes, além de evitar multas e manter uma boa imagem do seu estabelecimento.

Atente-se às normas de vigilância sanitária, elas são extremamente importantes para evitar riscos de contaminações, e manter o ambiente seguro e apto para seu funcionamento.

3. Acessibilidade

Durante a elaboração do projeto de restaurante é relevante pensar sobre o acesso dos clientes ao local, fazendo instalações de rampas na entrada, assim como banheiros acessíveis, e balcões com uma altura apropriada, tornando seu estabelecimento acolhedor a todos.

Entretanto, acessibilidade não se trata apenas do local onde o cliente fará a refeição, mas também a possibilidade de terem acesso a todos os ambientes, e o uso dos bens e serviços, sendo assim, é necessário o cardápio oferecer ao menos uma versão em braile para que deficientes visuais também possam fazer uso do mesmo, além de permitir a entrada do cliente com o cão-guia.

Além dessas opções, também é interessante reservar uma parte de seus assentos para pessoas obesas, caso os móveis não sejam preparados para recebê-las, já que normalmente os assentos acabam sendo pequenos, inviabilizando seu uso.

4. La carte ou Self-service

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Tradicionalmente os restaurantes oferecem um serviço La carte, que é a opção dos pratos listados no cardápio/menu, onde o cliente escolhe o que irá comer, e o prato é preparado naquele momento pelo chefe. Os pratos são pré-definidos, disponibilizados junto a bebidas e sobremesas. 

Os que oferecem o serviço self-service são aqueles que oferecem uma maior variedade de pratos prontos para que o próprio cliente se sirva.

 É necessário definir qual será a dinâmica de seu restaurante, para assim ser feito um projeto de acordo, que siga a essência da culinária oferecida por seu estabelecimento.

Essas são algumas das dicas para auxiliar na hora de pensar qual o melhor projeto a ser feito em seu estabelecimento gastronômico, sempre mantendo em mente que todo o investimento terá retorno na qualidade do projeto e obra, valorizando seu restaurante.

Como é fácil perceber, projetar um restaurante não é tarefa fácil. Para saber mais sobre reformas dessa natureza, te convidamos a conhecer nossos projetos na área! Para isso, basta clicar aqui.

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