Projeto de restaurante: 8 dicas para seguir antes de começar
Você está pensando em abrir um restaurante, ou reformar o seu estabelecimento gastronômico, mas não sabe por onde começar?
A etapa mais importante para dar início às obras é o projeto, ele definirá cada detalhe da reforma, assim como um cronograma e orçamento definidos. Se tratando de um projeto comercial, é preciso ter conhecimento das exigências referentes a obra e a segurança do local, para assim se dispor de um ambiente agradável e estável.
Um projeto bem estruturado faz toda a diferença hora de abrir um estabelecimento, além de servir como um guia para a obra, oferecendo um maior proveito do espaço acessível no local, e diminuindo as chances erros, devido às análises de falhas durante sua elaboração, assim economizando tempo e dinheiro.
Projeto de restaurante: o que é preciso saber antes de começar
O primeiro e mais importante passo é contratar um profissional especializado na área de arquitetura gastronômica. Esse irá conversar com você para entender todas suas necessidades, a ideia e dinâmica do restaurante, assim lhe propondo as melhores estratégias, iniciando o projeto de acordo com suas conveniências e preferências.
É necessário que o projeto seja elaborado por um profissional para se evitar falhas e imprevistos decorrentes a falta de conhecimento na área. Ele se assegurará de executar o projeto de forma segura e adequada, sempre se atentando às normas estabelecidas para esse tipo de obra.
Caso seja necessário, ele irá avaliar o imóvel e auxiliar nas melhorias necessárias a serem realizadas, tendo em mente suas preferências e precisões.
Ao contratar um especialista terá um projeto e obra feitos com exatidão, recebendo detalhes realistas ainda em seu projeto, lhe dando uma visão clara de como será o resultado final, além de evitar erros e facilitar sua execução, poupando futuros gastos adicionais.
4 Dicas para montar restaurante Self-service ou à la carte
Veja 4 dicas para ter um bom projeto de restaurante, consequentemente tornando-o um ambiente agradável, atraindo mais clientes.
1. Conheça sua planta
Ter total conhecimento da planta de seu estabelecimento pode facilitar na hora de planejar as instalações, assim como a organização do espaço disponível, fazendo a distribuição das mesas pelo salão de forma organizada.
É importante evitar que os móveis fiquem acumulados, e que tenha espaço entre as mesas para a locomoção de clientes e funcionários, evitando acidentes ou inconveniências.
Também deve-se pensar sobre a localização dos banheiros, buscando separá-los do salão, os deixando em um ambiente mais reservado, assim como a cozinha, para que os sons não sejam ouvidos pelos clientes, assim tornando o espaço mais acolhedor e agradável para se fazer proveito da refeição.
2. Atenção aos alvarás
Tenha ciência dos alvarás necessários para o funcionamento de seu restaurante, mantendo-os sempre em dia, cumprindo as normas, e assim preservando a segurança de funcionários e clientes, além de evitar multas e manter uma boa imagem do seu estabelecimento.
Atente-se às normas de vigilância sanitária, elas são extremamente importantes para evitar riscos de contaminações, e manter o ambiente seguro e apto para seu funcionamento.
3. Acessibilidade
Durante a elaboração do projeto de restaurante é relevante pensar sobre o acesso dos clientes ao local, fazendo instalações de rampas na entrada, assim como banheiros acessíveis, e balcões com uma altura apropriada, tornando seu estabelecimento acolhedor a todos.
Entretanto, acessibilidade não se trata apenas do local onde o cliente fará a refeição, mas também a possibilidade de terem acesso a todos os ambientes, e o uso dos bens e serviços, sendo assim, é necessário o cardápio oferecer ao menos uma versão em braile para que deficientes visuais também possam fazer uso do mesmo, além de permitir a entrada do cliente com o cão-guia.
Além dessas opções, também é interessante reservar uma parte de seus assentos para pessoas obesas, caso os móveis não sejam preparados para recebê-las, já que normalmente os assentos acabam sendo pequenos, inviabilizando seu uso.
4. Localização
Antes de tudo, é muito importante que seja feita a avaliação sobre o local onde planeja abrir seu restaurante, levantando o movimento do local, seus frequentadores e estabelecimentos próximos.
Leve em consideração se existem estacionamentos próximos, e a segurança do local escolhido, assim facilitando a visibilidade e fácil acesso ao estabelecimento.
5. Projeto
Após a escolha do local, está na hora de dar início ao projeto do seu restaurante, essa é a base para o processo de construção, ou reforma, do seu estabelecimento.
Por se tratar de um projeto comercial, existe uma série de exigências referente a obra, além de todo o planejamento necessário para que o restaurante tenha um ambiente agradável e totalmente seguro. Com um bom projeto, pode-se ter um melhor aproveitamento do espaço disponível no local, um cronograma definido, além de uma menor chance de erros serem cometidos, já que todas as possíveis falhas terão sido analisadas atentamente em sua elaboração.
6. Profissional
Para fazer um bom projeto, e consequentemente uma boa obra, é necessária a contratação de um profissional na área, de preferência um que seja especializado na área de projetos comerciais.
Um profissional irá se assegurar que a obra ocorra de forma correta e segura, se atentando aos detalhes necessários, e nas normas estabelecidas. Ele poderá auxiliar na avaliação do imóvel, caso preciso, indicando as melhorias que precisarão ser feitas, dando total atenção suas preferencias, orçamento e o local em si para elaborar o projeto.
Contratando um especialista, seu projeto e obra serão feitos com maior precisão, obtendo assim detalhes realistas, o que tornará a execução mais fácil, evitando erros e gastos adicionais futuramente.
7. Fachada
A fachada é a primeira impressão sobre seu restaurante, assim ela deve chamar a atenção dos clientes, ser convidativa para que sintam vontade de conhecer o interior do local.
Ela deve ser bem planejada, e fazer harmonia com o interior de seu estabelecimento, combinando as cores e até mesmo a tipografia presente no nome do restaurante.
Uma fachada diferenciada e inovadora também pode chamar atenção, principalmente quando sinalizada com luzes durante a noite, atraindo os olhares para seu restaurante.
8. La carte ou Self-service
Tradicionalmente os restaurantes oferecem um serviço La carte, que é a opção dos pratos listados no cardápio/menu, onde o cliente escolhe o que irá comer, e o prato é preparado naquele momento pelo chefe. Os pratos são pré-definidos, disponibilizados junto a bebidas e sobremesas.
Os que oferecem o serviço self-service são aqueles que oferecem uma maior variedade de pratos prontos para que o próprio cliente se sirva.
É necessário definir qual será a dinâmica de seu restaurante, para assim ser feito um projeto de acordo, que siga a essência da culinária oferecida por seu estabelecimento.
Essas são algumas das dicas para auxiliar na hora de pensar qual o melhor projeto a ser feito em seu estabelecimento gastronômico, sempre mantendo em mente que todo o investimento terá retorno na qualidade do projeto e obra, valorizando seu restaurante.
Como é fácil perceber, projetar um restaurante não é tarefa fácil. Para saber mais sobre reformas dessa natureza, te convidamos a conhecer nossos projetos na área! Para isso, basta clicar aqui.