Como montar uma hamburgueria? Ao pensar em abrir um estabelecimento especializado em hambúrgueres é necessário um bom planejamento. Buscar formas para atingir o sucesso, é importante desde um estudo sobre o mercado, a definição de elementos que atendam sua expectativa de como será o negócio e a elaboração de um projeto de hamburgueria. 

Como montar uma hamburgueria?

Confira abaixo algumas dicas para montar sua hamburgueria:

1. Avalie o mercado

Um dos primeiros passos a se seguir para montar uma hamburgueria deve ser estudar sobre esse nicho de mercado, é necessário conhecer e entender bem sobre como está a situação atual do mercado de hamburguerias, principalmente na cidade e na região em que seu estabelecimento será inserido. Analise e avalie como são as formas de atuação desses modelos de negócios já existentes e procure se aprofundar no assunto. Entender quais são as legislações, licenças e normas obrigatórias para o funcionamento, analisar as normas da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Para então, possuir segurança para iniciar seu negócio. 

2. Desenvolva um bom planejamento

Para o sucesso de um empreendimento é muito importante o planejamento, é necessário elaborar um plano de negócios. A estratégia de negócios deve conter todas considerações necessárias para montar uma hamburgueria, como estabelecer os recursos financeiros disponíveis, os recursos que serão fundamentais para o funcionamento (tanto operacionais quanto humanos), a estrutura necessária.

3. Defina o modelo de hamburgueria

Escolha qual o formato terá a sua hamburgueria, existem diversas formas que podem faze-la se diferenciar das demais. Defina qual será a forma de operação, como por exemplo serviços apenas delivery precisam de outro tipo de estrutura operacional. Pense em qual modelo você quer optar, como fast foods, uma hamburgueria mais sofisticada, modelo gourmet. Tudo isso interferirá na escolha da localização, no público alvo que buscará ser atingido.

4. Escolha um local

Para iniciar é importante buscar um espaço para montar a hamburgueria. Para a escolha é interessante pensar em como será dividida a estrutura do empreendimento, se o espaço comportará o modelo de hamburgueria desejado. Outro requisito relevante é pensar na localização, para que ela consiga atender os interesses e objetivos buscados pelo empreendimento.

5. Contrate um profissional especializado

Após a escolha de um local estratégico, procure a consultoria de um arquiteto especializado para elaborar um projeto de hamburgueria de acordo com seus desejos e as demandas necessárias para o estabelecimento. O profissional de arquitetura possui todo o conhecimento técnico para executar um projeto mais funcional e eficiente, que irá ajudar na garantia do sucesso da hamburgueria. Existem escritórios de arquitetura especializados neste tipo de segmento, que possuem domínio sobre todas as necessidades operacionais, especificações técnicas e estrutura necessária.

6. Elabore um projeto

Desenvolver um projeto antes da execução da obra é uma tarefa muito importante, pois é elaborado todo um planejamento de obra, o que gera uma maior segurança durante a execução e também para o futuro. Evitando que existam erros e contratempos, o que diminui os custos e o tempo de execução.

7. Estrutura 

A estrutura mínima que deve ter sua hamburgueria é um salão para refeições, uma cozinha, um estoque, banheiros e um escritório administrativo. A estrutura e dimensões dependerão da demanda de refeições que serão servidas e da quantidade de pessoas que deseja atender. O layout precisa ser funcional e eficiente de forma a facilitar a operação da hamburgueria, por isso, a estrutura deve ser bem planejada. O fluxo tanto de clientes quanto de funcionários é um ponto que deve ser levado muito em consideração, e também a execução de um ambiente que seja acessível. 

8. Defina os equipamentos necessários

A forma que irá equipar influenciará no fluxo do seu estabelecimento tanto no sentido de operação, atendimento quanto produção. Alguns equipamentos são fundamentais para o funcionamento de uma hamburgueria, como: fogão, chapa, grelhas, fritadeiras, coifa, refrigeradores, bancadas de preparo, utensílios básicos em geral como talheres, panelas, bandejas. E também pensar nos elementos de decoração do ambiente, criando um ambiente aconchegante a partir de mobiliários confortáveis e uma iluminação e ventilação confortáveis. 

9. Defina uma identidade para o estabelecimento 

A decoração da sua hamburgueria poderá gerar um ambiente com características próprias, que o torne exclusivo e diferente dos outros. Um estabelecimento com personalidade se diferencia das demais. Ao criar um tema ou um conceito que se relacione com a proposta da hamburgueria você irá gerar uma identidade para o espaço, o que causa sensações diferenciadas ao público. Os clientes buscam por um ambiente diferenciado e que se sintam aconchegantes.

10. Cardápio

Definir qual será os produtos que serão servidos também é uma forma de criar um diferencial para sua hamburgueria. Criar cardápios atrativos e diversificados chamam atenção e atraem clientes. Apostar em sabores únicos e buscar por opções que atendam dietas restritivas também são um diferencial para o seu negócio.

Para conseguir se manter no mercado é indispensável um bom planejamento de todos esses itens listados, pois a concorrência continuará a crescer e será preciso se destacar, inovando nos produtos, na operação, no atendimento, no ambiente e, principalmente, na sensação e experiência que irá causar nos clientes. Quanto mais conhecer sobre o mercado e o público alvo mais seguro estará para investir em sua hamburgueria. E para facilitar todo esse processo a elaboração de um projeto de hamburgueria irá ajudar no planejamento da obra e no melhor funcionamento do estabelecimento.

Converse com quem entende do assunto. Uma empresa especializada em arquitetura gastronômica será indispensável para montar uma hamburgueria de sucesso.  

× Como posso te ajudar?